April Smith and The Great Picture Show

Olá! Hoje faço minha estreia como colaboradora do blog. Nas minhas participações por aqui vou trazer informações sobre artistas pouco conhecido no Brasil. Para começar, trago a banda April Smith and The Great Picture Show, bastante elogiada pela crítica norte-americana, mas pouco conhecida pelo público.

Quando lançou seu primeiro disco, em 2008, ela era era apenas April Smith. Loveletterbombs traz uma sonoridade pop rock e canções autorais – não necessariamente biográficas, ela me disse certa vez pelo twitter – românticas, raivosas e ácidas. O destaque é Bright White Jackets, onde canta sobre um amor que a levou literalmente à loucura.

“Eles tentaram roubar meus pensamentos e todas as lembranças que tenho de você, mas eu as segurei firme porque eu sempre soube que nem um milhão de homens usando jaquetas brancas e brilhantes são suficientes para apagar você da minha mente.”
Porém, foi com seu segundo trabalho, Songs for a Sinking Ship (2010), já como April Smith and The Great Picture Show, que ela foi ao limite de seu talento como cantora e compositora. A sonoridade é completamente diferente do álbum de estreia, passeando pelo regga e, principalmente, pelo folk. A ironia tomou conta de suas letras. “Se você está se perguntando se eu estou pensando em você, vadia, por favor, tenho mais o que fazer”, ela declara em Stop Wondering. Em Dixie Boy, surge uma April ciumenta: “não quero ser rude, só estou avisando com antecedência. Eu posso ser uma vadia quando se trata de minhas coisas, então, mantenha suas malditas mãos longe do que é meu”.
Em Beloved, a mais bela faixa do disco, ela revela um lado mais sensível na dor pela perda do amado. “Eles me dizem para te dizer adeus, mas eu certamente prefiro morrer com meu coração partido”. É inquestionável, no entanto, que a música mais marcante é a sarcástica Terrible Things, em que April canta sobre como se finge de boazinha, mas na verdade é um monstro. A música foi bastante usada em comerciais e em série de televisão, como Californication, e o clipe, cômico, fez sucesso na internet.
Com esse trabalho, April Smith and The Great Picture Show entrou para diversas listas de melhores álbuns de 2010 – e foi em uma dessas listas que eu a conheci. A cantora acabou de ter seu primeiro filho e, infelizmente, não tem previsão de voltar aos estúdios.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s