Piece by Piece: Há algo muito maior em nós capaz de nos salvar de tudo, mesmo quando tudo leva a crer que em verdade não temos absolutamente nada

Quando eu resolvi escrever sobre o “Piece by Piece” da Kelly Clarkson eu escrevi um texto longo, fazendo grandes reflexões sobre inseguranças. Algumas dessas reflexões assumiram um tom extremamente pessoal.
Daí, eu resolvi “deixar de lado” tudo o que eu havia escrito, mas com a convicção de que eu deveria manter toda aquela essência. É que inseguranças devem ser analisadas sob o prisma motivacional, sempre.
Recordo-me de ter escrito que quando estamos mergulhados em um mar de inseguranças estamos nos conhecendo, testando nossos limites e a nossa capacidade de respirar profundamente. E aqui é necessário fazer ressalvas. Quando estamos inseguros, e a vida nos fará assim em um sem limites de momentos, estamos sob a melhor expectativa, testando a nossa capacidade de auto-análise. Aqui, eu não quero fazer das inseguranças o tema central desse post.

Há algo muito maior em nós capaz de nos salvar de tudo, mesmo quando tudo leva a crer que em verdade não temos absolutamente nada. A vida parece ter a personalidade de alguém extremamente ambiciosa. Ela a todo momento quer retirar de você a única força que o faz levantar todos os dias e acreditar em sonhos alcançáveis.
Talvez entre essas considerações iniciais reside as inseguranças. Longe de mim querer conceituá-los ou entendê-las. O que eu quero fazer aqui é algo muito mais relevante e promissor.

piece by piece kelly clarkson

“Piece By Piece” é um álbum que reverbera um “eu” emocionalmente abalado, mas que encontra em si a força para respirar intensamente, mesmo diante de tragédias pessoais. É uma força que surge da junção de “pedaço por pedaço” de cada aprendizado, de cada crescimento, de cada desejo de ser forte e bravo. Kelly Clarkson mostra um “eu” que cria espécie de “mandamentos” para continuar a viver, mesmo que a vida tenha sido extremamente estúpida com você, com seus sonhos. Cada música de “Piece by Piece” surge para dizer de algum modo que as inseguranças são passageiras, assim como a vida, e que devemos, ao nosso modo, praticar a nossa capacidade de superação.

“Piece By Piece” é um álbum que reverbera um “eu” emocionalmente abalado, mas que encontra em si a força para respirar intensamente, mesmo diante de tragédias pessoais. É uma força que surge da junção de “pedaço por pedaço” de cada aprendizado, de cada crescimento, de cada desejo de ser forte e bravo. Kelly Clarkson mostra um “eu” que cria espécie de “mandamentos” para continuar a viver, mesmo que a vida tenha sido extremamente estúpida com você, com seus sonhos. Cada música de “Piece by Piece” surge para dizer de algum modo que as inseguranças são passageiras, assim como a vida, e que devemos, ao nosso modo, praticar a nossa capacidade de superação.

Piece by Piece nos diz, talvez implicitamente, que só conseguimos alcançar o que queremos porque entre querer e conseguir nós lutamos bravamente. E, não quer dizer que vamos conseguir tudo de uma vez. Em seu álbum, Kelly Clarkson trata de nos mostrar um caminho pautado em etapas, em partes, cheio de incertezas, mas que se formos fortes o suficiente no final tudo valerá a pena.

E aqui é interessante fazer uma nova ressalva. O nosso final, ainda que espetacular, é passageiro. E talvez aqui reside um importante fator para vivermos as nossas vidas derrubando todas e quaisquer inseguranças que ousar estacionar no nosso caminho.
Piece by Piece é um disco que não se presta a analisar os devaneios de um “eu” inseguro. Pelo contrário, e sem desconsiderar totalmente o que foi afirmado na frase anterior, há um “eu” que tende a viver um momento ou talvez momentos de incertezas, mas sem perder a confiança de si próprio.
Com 13 faixas, o novo disco da Kelly Clarkson abre com a explosiva “Heartbeat Song“, uma canção que já anuncia que a música será de algum modo, usada como “cura” de um “eu” entorpecido, mas decidido a renovar-se.

kelly clarkson

Invincible“, próxima faixa do disco, é extremamente visceral.É o ponto alto do disco. Uma faixa que aborda explicitamente a verdadeira natureza do ser humano. Essa canção fala exatamente quem somos nós, do ponto de vista emocional. Não somos cem por cento fortes a todo tempo e não devemos ser cem por cento inseguros. Há um meio termo entre um e outro. Em verdade, Invincible é um grito de liberdade, em todo o seu alcance. Eu ouso afirmar que toda insegurança aprisiona. É que elas criam um abismo sombrio para cada caminho que você ousar a seguir. Elas, em verdade, são carregadas por uma profunda capacidade de desistência. Em algum momento você quer seguir em frente e, em outro momento você está ali, perdido, sozinho, acumulando erros, crescimento. Em Invincible, Kelly Clarkson de alguma forma quer dizer que a vida é um ato diário de coragem e de iniciativa. É como se para chegarmos á um “todo” precisássemos construir,começando por pedaços, partes, que se somam e se fortalecem. Se cada insegurança carrega um medo, é porque algo extraordinário está em jogo, em disputa. E a vida deixa de valer a pena quando deixamos de apostar em nós, nos nossos sonhos, naquilo que nos faz sermos espetaculares.

Em seguida Clarkson nos presenteia com “Someone“. Uma canção que narra essa idealização (que eu diria necessidade), de encontrar alguém que seja a nossa “reason to breathe“.

Já em “Take You High” Kelly Clarkson aborda incertezas emocionais, mas a capacidade de amar, e acreditar no amor fala mais alto. Há versos como “I’ll be the wings that make you fly. When you come down I’ll take you high / Eu vou ser as asas que te farão voar. Quando você cair eu vou te levar pro alto
Piece by Piece“, a faixa que dá nome ao álbum, aborda devaneios de um “eu” que teve todas as suas “partes” salvas por alguém que no fim o abandonou. Piece by Piece aponta um amor ainda dando sinais de vida, mesmo que quase corrompido pela solidão e pelas incertezas dos próximos dias.

Run Run Run“, que tem participação do incrível John Legend, reforça um tema recorrente no Piece by Piece: A nossa capacidade de respirar, entendida como um grande ato de continuar e jamais pensar em desistir. É o que pode ser visto no verso “And upon the walk still, we keep on trying to breath in“.

I Had a Dream” outra grande candidata a melhor faixa do disco, é avassaladora. Essa é uma canção que deveríamos ouvir todos os dias antes de sair de casa seja para o que for, para trabalhar, para ir a faculdade, ou para a academia. A letra de I had a dream falará por si só: “If you wanna lead, be a leader. If you wanna dream, be a dreamer. Climb to the top of that mountain and scream it But remember when you get to the top everything you say is gonna matter / Se você quer liderar, seja um líder. Se você quer sonhar, seja um sonhador. Escale até o topo da montanha e grite. Mas, lembre que quando você chegar ao topo tudo que você disser vai importar”. E ainda: “So don’t get mad when it’s not what you thought / Não fique furioso quando as coisas não forem o que achou que seria“.

Let Your Tears Fall” é exatamente o que eu disse no primeiro texto que eu escrevi e resolvi ” deixar de lado”. Recordo-me de ter afirmado naquele texto que se sentir inseguro é natural, é em verdade um fator de crescimento. Acredito (fielmente) que se sentir inseguro diante de alguns atos da vida é algo natural e eu diria que é até uma oportunidade de colocarmos em prática tudo o que sabemos sobre superação. E essa é a grande premissa de “Let Your Tears Fall“. Essa canção diz que devemos chorar quando quisermos chorar. Literalmente, Kelly Clarkson nos pede para “deixar a verdade respirar“. Eu acho genial essa mensagem da Kelly em tratar a nossa capacidade de superação como um importante ato de respirar.

Em continuação, Piece by Piece nos mostra “Tightrope” é uma balada romântica que apresenta um “eu” já praticamente esgotado e além de estar mergulhado em incertezas, quer fazer da tristeza a grande justificativa para desistir de tudo. É uma faixa que não está em sintonia com a mensagem principal do disco, mas tem a sua beleza justamente porque denuncia carências humanas não preenchidas.

War Paint” é uma faixa alegre, dançante e que suaviza toda a melancolia da faixa anterior. Aqui, podemos encontrar versos como: “Building trenches out of empty spaces. Lay here, next to me and close the distance in between / Construindo trincheiras fora dos espaços vazios. Deite aqui, perto de mim e acabe com a distância entre nós“.

Dance With Me” pra mim é uma faixa para ser trilha sonora depois do “sim” do casamento. Uma letra forte, com alta capacidade de despertar atitudes ativas em seu ouvinte. A vontade que eu sinto é de sair pela rua cantando, gritando, dançando, vivendo intensamente e deixando transparecer toda a minha devoção pelo amor. Nessa faixa podemos ver versos como: “Let’s take this dance and just breathe you in“.

Nostalgic” narra apostas perdidas, no amor é claro. Quem nunca idealizou uma relação que não passou de uma idealização infundada? Acho que quando se trata de amor, nós sempre seremos pré adolescentes e vamos acreditar que tudo pode acontecer. Nessa faixa há versos interessantes como: “The words you said felt like a story ending / As palavras que você disse me fizeram sentir como um final de história. And I know we lost it, I still get nostalgic / E eu sei que perdi, eu ainda fico nostálgico“.

Good Goes The Bye” aborda carências emocionais. Podemos extrair: “And I’m missing you like hell. Break goes the heart, Wrong goes the right. Goodbye / E eu estou sentindo muito sua falta. O coração se quebra. O certo fica errado. Adeus“.

O que fica desse álbum é algo extremamente motivador. Kelly Clarkson a todo tempo nos remete á nossa capacidade de respirar, como um modo válido de superar nossos problemas, nossas inseguranças, nossos dilemas emocionais, e isso tem afetado a minha vida, de uma forma extraordinária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s